

MAKUI
"Fale de sua aldeia e falará com o mundo."
Tolstói
A agência SPiCOM8 foi convidada a criar, do zero, uma nova marca de açaí a ser lançada globalmente. O desafio consistia em criar o nome (naming), o posicionamento, o branding e a comunicação.
PROBLEMA: Mercado saturado com açaís de má procedência, repletos de aditivos químicos e açúcares.
SOLUÇÃO: O açaí teria que ser um produto puro, natural e rico em nutrientes. Compromisso com a excelência e certificações internacionais.
NAMING: Foi realizada uma pesquisa online para encontrar um nome que falasse com todas as culturas do planeta. A pesquisa foi conduzida no estado de São Paulo, nos Estados Unidos e em uma universidade da Alemanha com alunos vindos de todo o mundo. O nome escolhido foi MAKUI.
COSMOVISÃO INDÍGENA: A palavra "Makui" na cosmovisão indígena representa o espírito, a alma, a essência vital que anima todos os seres vivos. É a força que conecta tudo na Terra, desde as plantas, animais, humanos e até os espíritos ancestrais.
PROPÓSITO MAKUI:
Na Makui, acreditamos que o açaí é mais do que um fruto. É um símbolo da riqueza cultural e natural da Amazônia, um presente da sabedoria indígena para o mundo. Ao consumir nosso açaí, você está se conectando com a alma da floresta. O açaí Makui é um produto cultivado de forma orgânica, que sustenta as comunidades locais e os povos originários, ao mesmo tempo em que preserva a riqueza da Floresta Amazônica.
SLOGAN: “Makui: A Alma da Amazônia”



ESTRATÉGIA DE MARKETING:
Embalagens: O primeiro contato do consumidor com a marca. Usando os signos e símbolos da nossa cultura, criamos embalagens coloridas e vibrantes que se destacam nos pontos de venda (PDVs).
Marketing Digital: Campanhas nas redes sociais focadas na extrema qualidade do produto e no estilo de vida (lifestyle). A preocupação com a preservação da Floresta Amazônica é o tema principal.









OPERAÇÃO: Além dos pontos de vendas tradicionais, como grandes redes de varejo alimentício, a marca terá quiosques e lojas em locais com grande fluxo do público-alvo, como aeroportos, shoppings, parques, eventos, etc.











